22/04/2015

O conceito da estimulação neuro-muscular por vibração foi criado em princípio para a prevenção da perda de densidade óssea e massa muscular que sofriam os astronautas, devido aos grandes períodos de permanência em atmosfera sem gravidade. Os resultados obtidos foram tão significativos que de imediato se passou a utilizar a vibração como medida terapêutica. Desde então foram efetuados inúmeros estudos científicos que provaram a eficácia da vibração na prevenção e tratamento de algumas patologia.

SUAS APLICAÇÕES E RESPOSTAS FISIOLÓGICAS

O conceito do fortalecimento muscular e ósseo através do estimulo muscular por vibração foi desenvolvido em 1974 pelos cientistas Russos (Nasarov e Issurin) para a reabilitação dos cosmonautas. E por muitos anos foi um dos segredos do bom desempenho de seus atletas Olímpicos. Nos últimos 30 anos, varias pesquisas e estudos na Itália, Israel, EUA, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Holanda, Finlândia e Brasil já foram feitos sobre os efeitos do treino com a vibração. No Brasil ainda é novo o treinamento por micro-vibração, mas cada dia vem se mudando o conceito de treinamento nestes tipos de equipamentos, que gera trabalhos por micro-vibrações.

VIBE FIT NA AREA FISIOTERAPIA O VIBE FIT é hoje utilizado com muito sucesso na área de Reabilitação e é o resultado de muitas pesquisas, sendo a máquina mais multifacetada, com alta tecnologia e design. O seu principio é fazer com que os músculos sejam estimulados através do reflexo constante de contração-relaxamento criada pela instabilidade gerada na plataforma.
Diferente da eletro-estimulação, esta instabilidade mecânica produz uma amplitude que pode variar de 0.2 a 0.4 mm, sendo esta necessária para que haja a resposta esperada. Outra variante é a freqüência com que as vibrações são transmitidas (10 a 60 HZ) isto faz com que uma gama de situações seja possível, podendo ser utilizado tanto por pessoas da terceira idade até atletas de alta performance. Costuma-se treinar por até um minuto cada grupo muscular.
Algumas vantagens são atribuídas a este tipo de treino, que são: menor desgaste articular, estimulação das fibras musculares 40 a 60% superior ao treino convencional e redução do tempo de treinamento. Em até 12 minutos conseguimos fazer um treino completo e equilibrado para cada indivíduo.

O VIBE FIT possui muitas aplicações terapêuticas, sendo que a sua função principal na área da Fisioterapia é prevenir o processo de degeneração óssea (osteoporose) e auxiliar no ganho de massa e força muscular. Contribuindo também no processo da neuroplasticidade do sistema nervoso.
O conceito da estimulação neuro-muscular por vibração foi criado em princípio para a prevenção da perda de densidade óssea e massa muscular que sofriam os astronautas, devido aos grandes períodos de permanência em atmosfera sem gravidade. Os resultados obtidos foram tão significativos que de imediato se passou a utilizar a vibração como medida terapêutica. Desde então foram efetuados inúmeros estudos científicos que provaram a eficácia da vibração na prevenção e tratamento de algumas patologia.


OUTRAS APLICAÇÕES
Esclerose Múltipla, Alzheimer e Parkinson: Através do estímulo, atua na intercoordenação neuro-muscular, estimulando as fibras e suavizando os sintomas destas patologias, atrasando assim sua evolução; _ Reabilitação pós-cirúrgica, Lesões Desportivas: Através do fortalecimento muscular, quebra de fibroses, diminuição de edemas ou aumento da circulação sanguínea localizada.
O treino com vibração pode ser iniciado bem antes do treino convencional;
Pré-operatório: como preventivo de processos como problema circulatório e fraqueza muscular;
Estabilização Postural, Equilíbrio e Propriocepção: A vibração ativa todas as fibras musculares do corpo, atuando assim na conscientização e senso corporal;
Drenagem Linfática, Ativação da Circulação: Funciona como uma bomba propulsora dos fluidos intersticiais, através de exercícios específicos e massagens;
Estimulação do sistema hormonal: Todos os efeitos benéficos de uma atividade física regular e bem orientada são encontrados aqui, no entanto de forma potencializada (produção natural de testosterona, hormônio do crescimento e serotonina, inibição do cortisol);
Desenvolvimento da Tonicidade, Força e Flexibilidade, mesmo em pessoas incapacitadas ou limitadas para a prática de exercício físico convencional; _ Pós Parto: Auxiliar no tratamento da instabilidade pélvica e condicionamento físico;
Dores de origem mecânica: Através de massagens, exercícios e alongamentos específicos;
Prevenção de Atrofia Muscular, Treino de Força e Resistência Muscular: O estímulo total das fibras por reflexo permite combater a flacidez dos tecidos, melhorar a resistência aos esforços, aumentar a força e a potência muscular;
Relaxamento Global, Regeneração Pós Treino;
Aplicação a todos os grupos musculares.

VIBE FIT NA AREA DE FITNESS

O VIBE FIT ocupa somente o espaço de 1 metro quadrado, e pode ser utilizado com eficácia independentemente ou em conjunto com outros aparelhos de musculação. Com ele é possível treinar membros inferiores, superiores, abdominais, alongamento e massagens obtendo resultados superiores ao treino convencional. As vibrações geradas em sua na plataforma são em torno de 30 a 60 vibrações mecânicas por segundo onde são feitos todos os exercícios, alongamentos e massagens.
A cada vibração o músculo contrai e alonga através do arco reflexo, potencializando seu fortalecimento. Para executar os exercícios é preciso fazer uma supercompensação muscular obtendo um maior recrutamento de unidades motoras e fibras musculares. Comparado a um treino convencional de resistência muscular que pode recrutar de 50 a 80% de fibras musculares, o treino com o VIBE FIT consegue recrutar até 100% das fibras musculares. A super-compensação causada pelo treino proprioceptivo do Vibo Trainer permite um desenvolvimento melhor de força e massa muscular.
Como já foi mencionado acima, o princípio de sobrecarga era o modo mais eficaz para o fortalecimento muscular. De acordo com a segunda lei de Newton, “A aceleração produzida em um corpo por uma força, é diretamente proporcional à intensidade da força e inversamente proporcional à massa do corpo”.
Em outras palavras, força (unidade de força – Sistema Internacional: 1 Newton = 1N), é calculada através da multiplicação da massa (peso) pela a aceleração (gravidade): F (Força) = m (massa) x a (gravidade padrão). O aumento de peso sobre o corpo (massa) aplicado ao movimento contra a gravidade (aceleração) gera um ganho de força.
Isto contanto gera uma sobrecarga muito grande nas articulações causando desgaste articular e risco de lesões. O treinamento no VIBE FIT não utiliza o princípio de sobrecarga de peso, ele é baseado no aumento do esforço físico através do aumento da força gravitacional. As vibrações geradas na plataforma aceleram o movimento aumentando a gravidade padrão do corpo.
A sensação é similar com a de um elevador parando no andar térreo, a descarga de peso no corpo aumenta no momento que o elevador para. O movimento (vibração) da plataforma varia de uma amplitude de 2-3 mm em (baixa) a 3-4 mm em (alta), e uma freqüência de 10 a 60Hz (entre 30 a 60 vibrações por segundo).

Esta programação permite aumentar a gravidade padrão (g) no corpo durante o treino através da aceleração da plataforma e não através do aumento de peso (massa) no corpo. Aumentando assim o grau de esforço físico sem sobrecarga de peso. Além do treino com o VIBE FIT proporcionar um aumento de força e massa muscular por recrutar mais unidades motoras e fibras musculares e aumentar o esforço físico sem sobrecarga de peso durante o exercício; a vibração também aumenta a produção do hormônio de crescimento (HGH) e a testosterona (hormônios necessários para a restauração de fibras musculares), induz a liberação natural de serotonina, endorfinas e neurotrofinas (hormônios associados ao bem estar físico e mental), e absorve o cortisol (hormônio associado ao stress). ESTUDO DOS EFEITOS DO TREINO COM A MICRO-VIBRAÇÃO Popular nos EUA e Europa.
O Treinamento por Micro-Vibração define a musculatura, aumenta a força e flexibilidade, ajuda a perder peso e combate à celulite e flacidez. Desenvolvido inicialmente para atletas de alta-performance e Cosmonautas Russos, o Treinamento por micro-vibração tornou-se popular nos Estados Unidos e Europa.
Ele define a musculatura, aumenta a força e flexibilidade, melhora a performance esportiva, fortalece os ossos, estimula a produção de hormônios, ativa a circulação, ajuda a perder peso, combate a celulite e flacidez da pele. Também vem sendo usado em processos de reabilitação. VIBE FIT trabalha com o conceito de contração voluntária e ativação involuntária dos músculos.
O programa de exercícios é realizado em cima do aparelho que produz uma vibração (ajustável entre 30 a 60 por segundo) que é transferida para todo o corpo e estimula o sistema neuromuscular, enviando um comando de contração denominado reflexo de estiramento. MICRO-VIBRAÇÃO COMBATE CELULITE A celulite é um problema que afeta milhares de mulheres em todo o mundo.
A origem da celulite é genética, mas alguns fatores como o tabagismo, má alimentação e falta de exercício físico também são razões que determinam seu aparecimento. As toxinas depositadas entre as células por estes fatores promovem uma inflamação do tecido, fazendo com que as fibras, entre o músculo e a pele, fiquem enrijecidas formando a celulite, cuja aparência pode lembrar a casca de uma laranja. A pele feminina é mais suscetível a este incômodo por ser mais flácida que a dos homens e mais propensa ao acúmulo de gorduras localizadas nas regiões de coxas, glúteos e abdômen.

As vibrações, que variam até 60Hz no VIBE FIT, produzem uma micromassagem nas células, aumentando a permeabilidade da membrana celular e acelerando os processos osmóticos. No caso específico da celulite, a vibração agirá sobre a fibrose do tecido ajudando a quebra da célula de gordura. Suas intensas vibrações também provocam constantes contrações e alongamentos dos músculos e um recrutamento maior de fibras musculares.
Estes estímulos causam a liberação natural do hormônio do crescimento (HGH), testosterona e do IGF-1 (Insulin-like Groth Factor-1), que são fatores importantes que estimulam o aumento de massa muscular e a queima do excesso de gordura. As micro-vibrações produzida pelo VIBE FIT também ajuda a melhorar a circulação sangüínea periférica, localizada a 3 ou 4 mm abaixo da superfície da pele, o retorno venoso e a drenagem linfática, permitindo que o corpo se livre dos fluídos superficiais.
A vibração faz com que a linfa, parte do líquido que se encontra banhando todos os nossos tecidos e células, não fique acumulada, levando com ela as toxinas decorrentes do nosso metabolismo, alimentação e estilo de vida. O aumento da circulação e a micromassagem que ocorre nos tecido (pele, fáscia, músculos) ativa a produção de colágeno e elastina, proporcionando o enrijecimento da pele. O treino com o VIBE FIT é rápido e eficaz, com apenas 12 minutos de exercício pode-se perder até 200 calorias.

O programa redução de peso e anti-celulite tem uma duração de 12 a 28 semanas, de 2 a 4 vezes por semana. ESTUDOS DOS EFEITOS DO TREINO COM A VIBRAÇÃO Estudos de efeitos hormonais demonstram que um treino com o VIBE FIT faz com que o corpo libere em até 460% do hormônio de crescimento (HGH), 7% de testosterona auxiliando o aumento de massa muscular, e uma absorção em até 32% de cortisol (hormônio associado ao stress).
A Universidade de Leuven, na Bélgica, realizou um extenso estudo comparativo dos efeitos do treinamento por micro-vibração no aumento da força muscular em comparação ao treinamento convencional de resistência muscular. Os resultados revelaram que um grupo de mulheres sedentárias obteve um ganho de aumento na força nas pernas em dinâmica 16,6%, isométrica em 9% e explosiva em 7,6% (ganho na altura do salto vertical), em apenas 12 semanas de treino.

Estes números superaram os resultados obtidos em grupos que realizaram no mesmo período um programa de treinamento convencional de resistência muscular e o grupo placebo, que não demonstraram o mesmo aumento significativo na força muscular. A pesquisa foi publicada no American Scientific Journal “Medicine and Science in Sports” (junho de 2003). Alguns outros grupos de estudos publicados sobre a vibração mecânica (WBV – Whole Body Vibration) comprovaram os seguintes benefícios:

Grupo fisicamente ativo, 10 dias de treinos de vibração (WBV): 6,1% aumento de força, 12% de aumento no salto vertical. Bosco et al. 1998 (Biol of Sport). _ Grupo de terceira idade, 2 meses de treinos de vibração (WBV): 18% de aumento na facilidade de levantar da cadeira. Runge et al. 2000 (J Musculoskel Neuron Interact).
Grupo sedentário, 4 meses de treinamento de vibração (WBV): 8,5% aumento no salto vertical, 2,5% aumento de força isométrica da extensão do joelho. Torvinen et al. 2002 (Med Sci Sports and Exc). _ Jogadores de voleibol, aumento em velocidade e força explosiva da extensão dos joelhos. Bosco et al. 1999 (Clin Physiol).
Praticantes de esportes coletivos, 7% de aumento força na extensão dos joelhos e 3,8% aumento na altura do salto. Bosco et al. 2000 (Eur J Appl Physiol). _ 3,2% aumento de força na extensão dos joelhos e 2,5% aumento na altura do salto. Torvinen et al. 2002 (Clin Physiol & Func Im).
Princípio do Treinamento por Micro-Vibração: A micro-vibração gera um reflexo de alongamento natural O corpo humano tem reflexos naturais, tais como o reflexo das pálpebras, o reflexo ao toque e o reflexo de alongamento. O reflexo de alongamento verifica-se, por exemplo, quando o médico dá uma leve pancada no seu joelho, originando um reflexo que alonga a perna. A micro-vibração gera um alongamento contínuo especial denominado Reflexo de Vibração Acentuado em todos os músculos envolvidos.

A MICRO-VIBRAÇÃO GERA 30 A 60 REFLEXOS POR SEGUNDO
A plataforma vibratória alonga os músculos, ativando os Reflexos de Vibração Acentuados. Uma vez que o VIBE FIT vibra 30 a 60 vezes por segundo, estas contrações musculares involuntárias ocorrem à mesma velocidade.

A MICRO-VIBRAÇÃO ATIVA 95 A 97% DAS FIBRAS MUSCULARES.
Além de os músculos contraírem e relaxarem a uma velocidade muito elevada, a quantidade de fibras musculares envolvidas em cada músculo excede a quantidade de tecido muscular utilizado num treino normal. Para a maioria das pessoas, num treino convencional, apenas são envolvidas 40% de fibras musculares por músculo.
As vibrações do VIBE FIT envolvem entre 95% e 97% de fibras musculares. Isto também significa que é possível estimular os músculos posturais e estabilizadores profundos, tais como os músculos espinais e os músculos pélvicos, músculos, normalmente, difíceis de exercitar. Mas, de que forma pode este reflexo fortalecer os músculos e melhorar a condição física e a saúde?

A MICRO-VIBRAÇÃO ALTERA O FATOR ACELERAÇÃO
Durante vários anos temos tentado ficar mais fortes e saudáveis através do treino com pesos. A adição de peso fazia com que o músculo de adaptasse à carga adicional e se tornasse mais forte. Isto era o que os antigos gregos faziam e o que ainda se continua a fazer. Mas agora existe a micro-vibração, onde se altera o fator aceleração em vez do peso, resultando em redução da tensão sobre os ligamentos e o sistema músculo-esquelético.

SUCESSO EM APENAS 12 MINUTOS
Apenas 12 minutos de trabalho por sessão, 2 ou 3 vezes por semana são o suficiente para atingir os resultados pretendidos. Muitas pessoas ainda acreditam que a condição física depende da duração do treino, porém, é a intensidade do treino que produz resultados. Ao adotar várias posições na plataforma poderá estimular diferentes grupos musculares.
A plataforma de micro-vibração permite alcançar resultados rápidos facilmente, em quase todas as partes do corpo.

EFEITOS AUMENTO DA TAXA METABÓLICA
A utilização de plataforma de micro-vibração intensifica a queima de gorduras e aumenta a taxa metabólica básica, reduzindo as camadas subcutâneas de gordura. Os exercícios de massagem especiais também atuam sobre áreas problemáticas específicas. Aumento da força muscular
Durante um programa por micro-vibração são ativadas, em torno de 97% de todas as fibras musculares em todos os grupos musculares envolvidos. Este fato aumenta substancialmente a força e a resistência muscular.

COMBATE À CELULITE E MELHORIA DO TECIDO DA PELE
Os programas de massagem por micro-vibração fazem soltar os tecidos congestionados e as aderências, fragmentam as células gordas e melhoram a mobilidade das camadas de tecido.
Uma vez que a celulite é fragmentada e o tecido conjuntivo é reforçado, o tom da pele apresenta melhorias.

ALÍVIO DA DOR
Devido ao aumento da circulação sanguínea e à estimulação adicional dos nervos, a dor é aliviada.
O aumento da tensão muscular durante a sessão de treino origina, freqüentemente, a redução da tensão residual, o que também reduz a dor.

AUMENTO DA FLEXIBILIDADE
A circulação intensa, bem como o aquecimento dos músculos e dos tendões aumentam a flexibilidade do corpo e libertam tensão, reduzindo a congestão e as aderências nos tecidos. Melhoria da condição física
À medida que o tecido muscular fortalece, aumentam as solicitações sobre os sistemas de suporte do corpo, incluindo o coração. Este fato conduz ao aumento da eficiência de todos estes sistemas.

ATIVAÇÃO DA CIRCULAÇÃO
Durante o programa com a Plataforma de vibração os músculos trabalham como uma bomba que introduz sangue até nos vasos sanguíneos menores a até 50 vezes por segundo. Isto garante a alimentação de “combustível” às células muito rapidamente.
Como resultado, o corpo também elimina produtos de excreção muito mais rapidamente, possibilitando uma melhor regeneração.

MELHORIA DA COORDENAÇÃO
Uma vez que todos os receptores do corpo são estimulados em simultâneo, verifica-se uma melhoria da coordenação inter e intramuscular. As reações e o sentido de equilíbrio também são desenvolvidos, originando uma melhoria imediata.

AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA
A micro-vibração estimula o crescimento de tecido ósseo. As investigações científicas realizadas demonstraram que a densidade óssea aumenta após sessões de treinos por micro-vibração. Combinando o aumento da densidade óssea com o fortalecimento dos músculos e um melhor sentido de equilíbrio, obtém-se uma contribuição positiva na batalha contra a osteoporose e reduz-se o risco de fraturas por quedas, principalmente nos idosos.

FORÇA GANHO DE FORÇA EM TRABALHOS POR MICRO-VIBRAÇÃO COMPARADO COM UM TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA CONVENCIONAL
Publicado em : Medicine and Science in Sports and Exercise, 2003. Na Universidade de Leuven na Bélgica, foram realizadas investigações completas com plataformas de micro-vibração. Um dos estudos investigou a diferença entre um treino de força convencional e uma sessão de treino por micro-vibração. Os resultados indicam que a utilização da Plataforma de vibração possibilita o mesmo aumento da força ao longo de um período de 12 semanas, em 3 sessões de treino por semana, que se alcançaria com um treino de força convencional, mas em muito menos tempo. As investigações demonstram que treinamento por micro-vibração é um excelente meio de fortalecimento.

CELULITE IMPACTO DA MICRO-VIBRAÇÃO NA CELULITE
Um prestigiado centro dermatológico alemão estudou os efeitos da micro-vibração em diferentes níveis de celulite em 60 mulheres. Após 6 meses, as participantes apresentaram uma substancial redução da celulite em resultado de sessões de treino de 11 minutos em equipamentos que promovem a micro-vibração apenas 3 vezes por semana. Um grupo que combinou sessões de micro-vibração com exercícios de cardio-fitness necessitou de quatro vezes mais para atingir apenas um resultado ligeiramente superior, o que demonstrou que o trabalho em micro-vibração é responsável pela maior parte dos resultados.

DENSIDADE ÓSSEA
Efeitos sentidos após 6 meses de treino no treinamento por micro-vibração no que se diz respeito a densidade do quadris, a força muscular e o controle postural em mulheres na pós-menopausa Publicado em: Journal of Bone and Mineral Research, 2003. Um dos principais problemas do envelhecimento reside na perda de densidade óssea e, conseqüentemente, no risco acrescido de quebra dos ossos. Neste estudo, mediram-se as alterações ao nível da densidade óssea de 70 idosas ao longo de um programa com a duração de 6 meses.
Os resultados indicam que apenas o grupo que utilizou o trabalho por micro-vibração re-adquiriu densidade óssea, ao passo que o treino de resistência normal resultou na diminuição da densidade óssea. Além do aumento da densidade óssea, verificam-se também melhorias ao nível do fortalecimento muscular e do equilíbrio. Estes dois fatores são também muito importantes para permanecer em forma e com melhor qualidade de vida em forma. Reabilitação Impacto do VIBE FIT nos músculos durante a reabilitação.

Para investigar as respostas do treinamento por micro-vibração na recuperação, a Universidade de Graz, na Áustria, mediu o aumento da força em doentes a recuperar de lesões nos joelhos. Um grupo efetuou exercícios normais e o outro utilizou o treinamento por micro-vibração. Após 5 semanas verificou-se um aumento da força superior a 125% no grupo que utilizou o treinamento por micro-vibração. Este resultado foi praticamente o dobro do alcançado pelo grupo a efetuar a recuperação convencional.

O VIBE FIT como trabalha com treinamento por micro-vibração demonstra ser excelente aparelho para se utilizar em situações de recuperação. Possíveis Contra Indicações: Se você apresentar qualquer um desses quadros clínicos, recomendamos que entre em contato com seu medico, fisioterapeuta ou instrutor antes de utilizar o VIBE FIT. Gravidez Trombose aguda Doenças cardiovasculares sérias Cortes cirúrgicos recentes próteses nos quadris ou joelhos Hérnia de disco, discopatia ou espondilolistese Epilepsia Inflamações agudas Portadores de Marca-passo Implantação recente de placas e pinos Pessoas com deslocamento da retina

Fonte: Por: BSFitness